O MATERIALISMO DIALÉTICO E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA (Kh. Fataliev)

Destina-se este livro aos interessados no estudo da evolução da Ciência moderna e do pensamento marxista. Seu autor foi professor da Universidade de Moscou até sua morte, ocorrida em desastre aéreo no ano de 1959.

Após uma introdução histórica que visa a situar o leitor numa linha evolutiva da problemática proposta pelo Professor Fataliev, o presente livro procura abranger uma série de aspectos das questões sociais suscitada pelo progresso da investigação e pesquisa em nossos dias.

Seu propósito fundamental, porém, é mostrar o que chama de caráter anticientífico da Filosofia burguesa das ciências da natureza.

Para isso, faz uma exaustiva análise da corrente mais difundida dessa Filosofia, o neopositivismo, da qual as demais correntes sofrem a influência em maior ou menor escala. Além disso, afirma ainda Fataliev, tendo a Filosofia neopositivista se difundido largamente entre os sábios do Ocidente e pretendendo ser o neopositivismo a Filosofia das Ciências, sua crítica supõe a análise profunda de numerosos problemas fundamentais da Ciência atual.

A conclusão da análise que empreende é, consequentemente, a de que a única Filosofia que corresponde ao conteúdo objetivo da Ciência moderna é o materialismo dialético, cujas raízes anteriores a Marx e Engels – assim como a evolução posterior aos ensinamentos básicos de seus dois primeiros elaboradores – são aqui analisadas em profundidade.

PDF: O MATERIALISMO DIALÉTICO E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA
Kh. Fataliev

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close